Filme: Sonhos – Akira Kurosawa


Porque está aqui:

“Ele (Bergson) dizia, por exemplo, que a novidade da vida não podia aparecer nos primórdios, porque no inicio a vida era forçada a imitar a matéria… Não é mesma coisa para o cinema? Em seus primórdios o cinema não era forçado a imitar a percepção natural?”

Gilles Delleuze. “A imagem-movimento”. Pg 11.

Olá, meu nome é Murillo Martins e serei responsável por tecer os textos dessa biblioteca Cult. Inicialmente focarei em interpretações sobre filmes, livros e séries que considero de grande relevância cultural, com o tempo e a ajuda dos leitores, incrementarei esse espaço.

Escolho como tema de meu primeiro texto o filme Sonhos, de 1990. Escolho exatamente esse filme pela sua distância do que pode ser tido como “cinema hollywoodiano” e por conseguir representar algumas das minhas interpretações sobre a arte em geral.

Kurosawa, cineasta e pintor, foi um dos maiores gênios que a arte cinematográfica já teve e demonstra todo esse gênio em sonho. O filme é dividido entre oito pequenas histórias, oito pequenos sonhos que o cineasta diz ter tido durante toda a vida. O lúdico, o fantástico e o belo estão presentes em todas as, igualmente interessantes, histórias.

Por ter adotado essa estética fantástica, personagens arquetípicas surgem o tempo todo, sem que se faça uma explicação desses. Explicações repetidas e cansativas são desnecessárias em Kurosawa, pois seus filmes não cometem o deslize de subestimar aqueles que assistem. E é  nesses sonhos que o cineasta fala sobre curiosidade, desejo, vontade, morte, sofrimento, eternidade e inocência.

Podem dizer, é claro, que o filme é irreal. Porém, ramificando a citação inicial do texto, colocar o cinema como uma imitação do real seria reduzir suas potencialidades. Há filmes que bebem da fonte do real para criar tramas, também há aqueles que partem da fonte da imaginação, mas ambos criam novas realidades que refletem e bagunçam o expectador. A arte não é limitada a imitar a vida.

Os Sonhos passam flertando com o impressionismo e expressionismo, pelos quadros de Van Gogh, pela beleza das flores e do arco-íris chegando a terra, das músicas e vestimentas do antigo Japão até o holocausto nuclear.  Todos esses elementos são casados com o cuidado da direção de arte, os longos planos tremidos mostram toda a confiança do cineasta ao mostrar suas concepções do belo e do grotesco.

Um filme para todos aqueles que procuram ter mais da experiência cinematográfica.

Duração: 119 minutos.

<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de FILMES

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da Livraria Cultura:

COLEÇAO AKIRA KUROSAWA, V.1
Formato: DVD / Diretor: KUROSAWA, AKIRA / Distribuidora: CONTINENTAL (DVDS) / Gênero: CINEMA ASIÁTICO / Ano: 2002

COLEÇAO AKIRA KUROSAWA VOL 2
Formato: DVD / Diretor: KUROSAWA, AKIRA / Distribuidora: CINEMAX / Gênero: CINEMA ASIÁTICO / Ano: 2008

SONHOS
Formato: DVD / Diretor: KUROSAWA, AKIRA / Distribuidora: WARNER HOME VIDEOLAR / Gênero: CINEMA ASIÁTICO / Ano: 1990

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-AY

Anúncios

5 comentários

  1. Boa tarde Murillo! No final de 2012, como requisito para me formar na pós-graduação do Instituto Junguiano da Bahia (IJBA), fiz uma monografia sobre justamente esse filme, “Sonhos”. Analiso o impacto do shintô e do zen budismo na religiosidade nipônica e como isso relaciona com os simbolismos do filme, além de certos detalhes biográficos da vida do diretor. Faço também relações arquetípicas com outras culturas, que vão desde os contos de fadas europeus até os nossos orixás.

    Se tiver interesse em ler o meu trabalho e trocar uma ideia depois, vai aqui o link pro download: http://www.academia.edu/4248750/_Vi_um_Sonho_Assim_os_Sonhos_de_Kurosawa_interpretados_pela_Psicologia_Analitica

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s