Livro: O Retrato de Dorian Gray


O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde

Porque está aqui:

“Há duas tragédias na vida: uma a de não satisfazermos os nossos desejos, a outra a de os satisfazermos.” – Oscar Wilde

Dorian Gray era um menino dos mais dóceis e queridos. De humildade e beleza estonteantes, era um poço de virtudes de que todos tinham admiração.  Mas tudo começa a mudar quando Gray conhece Basil, artista de talento inquestionável, e Lord Henry, aristocrata cínico e irresistível.

De acordo com Henry, a beleza é o único talento inato. Graças ao jeito fascinante de Henry, Gray começa a acreditar que a beleza e juventude são os maiores dons que um ser humano pode ter. Nada disso seria um problema se não fosse um dia, um retrato. Basil foi o único com amor o suficiente para conceber a beleza de Gray e representá-la no limite da moldura de um quadro.

Ao ver a própria beleza transmitida pelas mãos de Basil, Gray toma noção de si, percebendo seus traços e cores. Esse é o momento em que algo muda no personagem, não só percebeu que era incrivelmente bonito, mas que o tempo é implacável com a beleza do corpo.

Uma relação de amor e ódio se forma entre Dorian e sua imagem no quadro de Basil. Ver a si mesmo imutável e belo, enquanto seu corpo é condenado à entropia, tornou sua vida em um inferno.  Em algum momento só há inveja do quadro, com a mente turva esbraveja aos céus o seu desejo em se tornar o quadro, em permanecer jovem enquanto ele sua imagem estática envelhece. E alguma  força maior atende esse desejo.

Dorian Gray é um livro com o trio primoroso de personagens e uma ótima evolução, que é totalmente crível com as personalidades. Arte, filosofia, moralidade são discutidas e questionadas de uma forma muito flúida.

Além disso tudo, como os grandes clássicos do terror “Drácula”, “Frankenstein” e “Médico e o Monstro” ,a obra de Wilde lida com o desejo de ser mais que um simples um simples mortal e vencer a morte.

Mesmo com toda a polêmica causada pelo seu lançamento, “O Retrato de Dorian Gray” não apenas sobreviveu, mas se tornou clássico moderno. Sobre isso foi o próprio Wilde quem disse:

“Não existe livro moral ou amoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo.”

E esse é um livro muito bem escrito.

download_button


<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de LIVROS

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da Livraria Cultura:

RETRATO DE DORIAN GRAY, O
Formato: DVD / Diretor: PARKER, OLIVER / Elenco: BARNES, BEN; FIRTH, COLIN / Elenco: HALL, REBECCA / Distribuidora: PARAMOUNT PICTURES / Gênero: DRAMA / Ano: 2009

RETRATO DE DORIAN GRAY, O (LIVRO DE BOLSO)
Formato: Livro / Autor: WILDE, OSCAR / Tradutor: JUNQUEIRA, LIGIA / Idioma: PORTUGUES / Editora: BEST BOLSO / Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA – ROMANCES / Edição: 1ª / Ano: 2011

RETRATO DE DORIAN GRAY, O (EDIÇAO DE LUXO)
Formato: Livro / Autor: WILDE, OSCAR / Idioma: BILÍNGUE – INGLES, PORTUGUES / Editora: LANDMARK / Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA – ROMANCES / Edição: 1ª / Ano: 2012

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-Bl

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s