Livro: Guia do Mochileiro das Galáxias


Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
Porque está aqui:

“Tudo que você precisará quando o universo acabar é uma toalha” – Guia do Mochileiro das Galáxias.

O britânico Doglas Adams, antes de escrever as histórias vistas no Guia, foi um dos escritores da lendária série Monty Python: The Flying Circus. Só por esse fato é importante conhecer Adams, mas só anos depois que ele seria realmente reconhecido, ao escrever as crônicas de Arthur Dent e seus amigos. O estilo do Monty Python está presente na obra de Adams, mas mais amadurecido e com um desenvolvimento ótimo, tornando possível uma história coesa, não só os esquetes comuns do grupo.

Não poderia haver começo mais comum para o “Guia do Mochileiro das Galáxias”, Arthur acorda tranquilamente dentro de sua rotina, toma seu chá e escova os dentes, quando percebe os tratores prestes a destruir sua casa para a construção de um desvio para uma auto-estrada. Mas há problemas maiores vindo do espaço, pois uma frota Vogon está prestes a destruir a Terra para a construção de um desvio intergaláctico. O único que sabe que a Terra está prestes a ser destruída é o estranho amigo de Arthur, Ford Perfect, um alienígena que escreve para o maravilhoso Guia do Mochileiro das galáxias que é “Mais popular que a Enciclopédia Celestial do Lar, mais vendido que Mais Cinquenta e Três Coisas para se Fazer em Gravidade 0, e mais polêmico que a colossal trilogia filosófica de Oolonn Colluphid, Onde Deus Errou, Mais Alguns Erros de Deus e Quem é Esse Tal de Deus Afinal?”

É assim que funciona todo o livro misturando coisas transcendentais e de importância galáctica com pequenos eventos e objetos. A citação inicial do texto é um exemplo dessa característica. Há tantas outras, como a civilização que é destruída quando se descobre um elevador que adivinha quando alguém vai chamá-lo, evitando a espera. Ou os cientistas que inventam a mais incrível forma de viajar pelo espaço porque não são convidados paras as festas. É nesse estilo que Adams consegue fazer uma critica ao impulso americano (Zaphod), a burocracia Inglesa (Vogons), ao positivismo (Computador da Nave), ao negativismo (Marvin) e tantos outros.

O livro seria apenas uma reunião de estranhos eventos se os personagens não fossem todos ótimos em suas particularidades: Arthur é um apavorado, que queria uma mudança de rotina, mas só reclama que a encontra; Ford é imprevisível e engraçado; Zaphod, o presidente da Galaxia, é um dos personagens mais egocêntricos e irresistíveis da literatura; além de Marvin, o robô maníaco depressivo que, para seu próprio desespero, salva o dia algumas vezes.

O livro consegue usar o Reductio ad absurdum (recurso que eleva uma hipótese a proporções gigantes para mostrar o absurdo da premissa original) como ninguém. Interessante é que, somos estranhos vendo pelo prisma racional a beleza e situações acima da nossa razão, acreditamos (como Arthur) que a lógica que seguimos é absoluta, mas como ele, somos levados a mundo aonde nossas crenças caem por terra.

Uma ótima dica para todos os fãs de comédia.

Também rendeu uma ótima adaptação para o cinema no ano de 2005.

Este Download gratuito é disponibilizado por outro site da internet, não sendo garantida a fidelidade e integridade do texto, tampouco a formatação padrão. Este download está livre de vírus.

<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de LIVROS

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da Livraria Cultura:

Formato: LIVRO
Autor: ADAMS, DOUGLAS / Editora: ARQUEIRO / Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA – FICÇÃO CIENTÍFICA / Edição: 1ª / Ano: 2009

Formato: DVD
Diretor: JENNINGS, GARTH / Elenco: Mos Def / Zooey Deschanel / Martin Freeman / Distribuidora: BUENA VISTA / Ano: 2005

ADOBE EPUB E-BOOK
Autor: DOUGLAS ADAMS / Editora: ARQUEIRO / Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-Br

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s