Atualização da Biblioteca Cult: 31/12/2011


“Se só te fizesse o bem. Talvez fosse um vicio a mais…” – Chico Buarque.

Escolho para essa semana dois audiovisuais: A comédia “Sideways” de Alexander Payne, e a série “Supernatural” do americano Erik Cripke.

Ao escolher essas duas obras foi muito simples perceber que ambas lidam com relações fraternas entre dois homens. Se Sideways tem como principal linha narrativa a disfuncional relação de amizade entre Miles e Jack (dois homens de meia idade), Supernatural foca na relação tumultuada entre os irmãos Sam e Dean Winchester.

É aqui que essas duas obras tomam caminhos opostos ao lidar com a relação entre os personagens, Miles e Jack tem uma relação de amizade tão antiga que é muito difícil definir o que os torna amigos. Se Miles é culto, conhece boa literatura e vinhos, Jack é simples e rústico, e essas diferenças colossais de personalidade são reconstruídas no roteiro. O que foi capaz de aproximar esses dois personagens é um mistério que o filme faz questão de não resolver.

Na outra ponta há Supernatural, que mostra a infância conturbada dos irmãos Winchesters, e como a relação deles se tornou tão problemática. É claro que também há a diegese sobrenatural da série, que dá aos personagens situações em que a relação é testada e explorada constantemente.

Em Sideways é impossível negar a força da amizade dos dois amigos, mesmo que essa seja complicada de definir; em Supernatural o fato de serem irmãos não é capaz de garantir uma relação saudável entre eles, que tem de conviver em nome do trabalho. Mas fica claro que essas duas obras evidenciam que as relações de amizade são muito mais complicadas que uma simples evolução mutua, ou uma reunião de qualidades. Tem momentos em que uma relação de amizade te força ao desagradável, ou mesmo a uma involução.

Mas se qualquer interação se resumir ao bom e agradável, não seria um vicio a mais? Não é necessário alguém te retorne à coisas de si que tem pouco de agradáveis?

Assim escolho esses dois audiovisuais.

Espero que gostem…

Boas festas para todos e um feliz 2012.

Filme:

Séries:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s