Filme: Sideways


Porque está aqui:

“Ela não é uma sobrevivente, como a Cabernet (..) a Pinot precisa de cuidado e atenção. E somente os criadores mais pacientes e cuidadosos podem cultivá-la. Somente alguém que se dá ao trabalho de entender o potencial da Pinot pode fazê-la atingir o se grau máximo de expressão. E então, digo, que seu sabores são os mais sedutores, brilhantes, excitantes, sutis e antigos do planeta” – Miles.

Vinhos e amizade. Em 2004, Alexander Payne comprovou que é possível realizar um incrível filme partindo desses dois elementos.

Jack e Miles são amigos de longa data que muito pouco tem em comum. Enquanto  Jack é um conquistador inveterado, Miles é um romântico problemático, preso nas promessas de amor do passado.  Jack é rico e tem uma vida confortável ao se ligar a uma mulher rica, Miles é um professor de literatura falido. Miles é ligado em arte literatura e vinhos, enquanto Jack é muito mais simples, muito mais ligado aos desejos que a racionalidade.

No papel, a amizade entre os dois personagens não deveria funcionar, e nesse ponto que o filme se sobressai à primeira vista. A total diferença entre personagens se constrói na primeira cena, em que Jack ignora Miles ao abrir uma importante garrafa de vinho, e essa diferença só cresce durante as duas horas de filmes. Ao contrario do que se possa esperar, mesmo com tamanhas diferenças, é impossível questionar o quão profunda é a relação entre eles, seja pelos bons momentos ou pelas constantes discussões.

Trailer de Sideways:

Como mote principal há a viagem de uma semana entre os amigos, que antecede o casamento de Jack. O que deveria ser uma viagem tranqüila de degustação de vinhos se torna uma viagem de continuo auto-descobrimento dos dois, que se encontram com seu medos de fracasso e solidão. Excelente foi o fato de o roteiro escolher dois personagens de meia idade, pois isso contrasta com suas ações e omissões. Miles e Jack já são senhores que pouco tem de seguros e resolvidos. Isso rende momentos incríveis.

O crescendo é tão funcional que as constantes discussões sobre vinhos e uvas, começam a representar microcosmos das personalidades dos personagens, e vice e versa. O vinho é um reflexo da personalidade, e para alguns personagens a personalidade é um reflexo de todos os vinhos que são realmente importantes para eles.

Sideways tem um texto ora cômico, ora dramático, que torna fácil intercalar risadas e tristeza. Isso só é possível pelo incrível elenco, que se entrega completamente aos personagens. Paul Giamatti interpreta todas as nuances de um deprimido e ao mesmo tempo esperançoso, Miles. Thomas Haden Church faz o melhor trabalho de sua carreira, ao conseguir dar tamanha credibilidade a Jack. No elenco feminino Virginia Madsen interpreta magistralmente Maya, uma garçonete amante de vinhos.

Um filme baseado em seus personagens, que funciona graças ao ótimo trabalho do roteiro e elenco. Simples, porém incrível.

Duração 126 minutos.

<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de FILMES

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da Livraria Cultura:

SIDEWAYS – ENTRE UMAS E OUTRAS
Formato: DVD / Diretor: PAYNE, ALEXANDER / Elenco: GIAMATTI, PAUL / Elenco: MADSEN, VIRGINIA / Distribuidora: FOX – MICROSERVICE

SIDEWAYS – ENTRE UMAS E OUTRAS (BLU-RAY)
Formato: BLU RAY / Diretor: PAYNE, ALEXANDER / Elenco: GIAMATTI, PAUL / Elenco: CHURCH, THOMAS HADEN / Distribuidora: FOX – MICROSERVICE

DESCENDANTS, THE (BLU-RAY+ DVD + DIGITAL COPY)
Formato: BLU RAY / Diretor: PAYNE, ALEXANDER / Elenco: CLOONEY, GEORGE / Distribuidora: FOX HOME VIDEO

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-Cg

Um comentário

Deixe um comentário