286 Aniversário de Florianópolis


A menor dentre as capitais do sul, é a segunda maior cidade de Santa Catarina, e certamente a mais bonita das aniversariantes (referência ao aniversário de Porto Alegre/RS e Curitiva/PR na mesma semana), são dezenas de belas praias ao redor da Ilha, que conta com dunas naturais, e a apaixonante lagoa da conceição.

Povo de origem massiva de Açorianos, Alemães e Italianos, é muito receptivo com os visitantes, porém a cidade ainda carece de grandes oportunidades no mercado de trabalho, muito restrito ao comercio e ao turismo, além de estar atrasada com as obras de infra-estrutura necessárias, como os aterros de beira-mar que até a 5 anos atrás só existia uma, e a antiga necessidade de se ampliar o número de pontes de interligação com o continente.

Apesar da elevação à categoria de Vila, com o nome de Nossa Senhora do Desterro, ter acontecido em 1726, o povoado data de muito antes, e estava vinculado à Laguna, que já foi o marco extremo sul do país segundo o Tratado de Tordesilhas. A Cidade que já foi um ponto importante de concentração indígena, passou a ser ponto para reabastecimento de víveres das embarcações que vinham do Prata (Argentina), já em 1675 o bandeirante Fernão Dias Velho deu início à uma colonização mais intensa com os paulistas, que juntamente com os açorianos perfizeram o perfil populacional tradicional da região. O Povo da Ilha apoiou a 2ª Revolta Armada da Marinha do Rio de Janeiro, A Revolução Federalista, e teve episódios bélicos marcantes durante a Revolução Farroupilha onde pretendia-se adicioná-la ao território da República Juliana, fundada em Laguna.

Festividades de Aniversário

Os habitantes da Ilha da Magia e do Estreito (como é genericamente conhecida a faixa continental da cidade) cortam bolo na praia de Coqueiros dia 23 depois da realização da Regata Cidade de Florianópolis – Vela Oceano na Beira-mar Norte. Já no dia seguinte as homenagens continuam, ainda no mote esporte e saúde das comemorações de aniversario deste ano com a Regata Cidade de Florianópolis de remo- 286 anos de Florianópolis na Beira Mar Norte, e no dia 25 acontece a Meia Maratona Internacional de Florianópolis na Beira Mar Norte.

Mas a grande festa acontece na quarta-feira dia 28, com o Show da dupla sertaneja Vitor e Leo, e gravação do DVD ao vivo em Florianópolis na Beira Mar Continental.

Maratona Cultural

Paralelo a tudo isso acontece a Maratona Cultural nos dias 23 a 25 de março, totalmente gratuita levando arte para todos os florianopolitanos interessados.

Veja abaixo os releases liberados pela assessoria de imprensa antes do festival:

– Mostra de Dança da Maratona Cultural

– Entidades de classe e instituições de ensino estarão presentes

– Produções cênicas da UDESC

– Procissão Senhor dos Passos e Meia Maratona Internacional

– Do cômico ao drama: Maratona Cultural terá uma variada programação teatral

– Arte urbana inspirada no passado

– Catedral Metropolitana de Florianópolis recebe “Sua Incelença, Ricardo III”

– Teatro, literatura, música e cinema para a criançada

– Dança com referência internacional

– Cerca de 70 atrações musicais integram a programação da Maratona Cultural

IMG_5093 MA-0300 MA-0609 MA-0896 IMG_4645 IMG_4847

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s