Tributo: 30 anos de Legião Urbana


Trinta anos depois da criação do Legião Urbana, o filho do vocalista Renato Russo, Giuliano Manfredini, 22 anos, está à frente de uma série de eventos comemorativos, incluindo shows e DVDs do primeiro guitarrista da banda, Kadu Lambach; já os integrantes Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá realizarão uma apresentação com o ator Wagner Moura no vocal. Além disso, dois filmes relacionados ao universo do grupo chegam aos cinemas.

A MTV coroando esse momento de nostalgia de uma das maiores, se não a maior banda de rock do Brasil, promoveu em São Paulo um show de tributo à Legião Urbana que contou com Marcelo Bonfá, Dado Vilalobos, Wagner Moura (vocais) e os músicos Rodrigo Favaro (baixo), Caio Costa Silva (teclado) e Gabriel Carvalho (violão).

Aconteceu nesta terça-feira (29 de maio de 2012) no Espaço das Américas, diante de um seleto público de 7 mil pessoas que pagaram cerca de R$ 200,00 para estar ali ou faziam parte das listas de convidados VIPs.

“Essa é provavelmente a noite mais emocionante de toda a minha vida… essa banda mudou a minha vida…” Wagner Moura depois de cantar Daniel na Cova dos Leões no dia 29 de maio de 2012.

Wagner Moura ganha todos os pontos possíveis por em momento nenhum ter se proposto a imitar ou querer soar como Renato, morto em 1996, de voz e personalidade inconfundíveis. A postura do ator no palco é de um fã da banda (o que ele sempre foi) que teve a sorte de ser escolhido para subir ao palco com os músicos remanescentes, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá. Como um garoto feliz e apaixonado, movido pelo sentimento de êxtase, ele pulou, sorriu, correu, dançou e cantou quase todo o repertório de 26 músicas do show de cerca de 1h15.

Começaram a performance com “Tempo Perdido”, “Fábrica”, “Daniel na Cova dos Leões” e “Andrea Doria”, “Eu Sei”, “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto”, e então tocaram duas faixas que o Legião nunca havia tocado ao vivo “A Via Láctea” e “Esperando Por Mim” do álbum A Tempestade ou O Livro dos Dias que foi gravado na fase terminal de Renato Russo e ficou pronto apenas porque ele já havia gravado a voz guia, mas nunca retornou para gravar a voz definitiva.

Wagner moura em tributo ao legião urbana (29 de maio 2012)
Wagner moura em tributo ao legião urbana (29 de maio 2012)

“Índios” e “Monte Castelo” precederam uma versão com uma pegada blues de “Geração Coca-Cola” e então houve uma participação especial de Andy Gill, do Gang of Four, e Bi Ribeiro, do Paralamas do Sucesso que tocaram uma música da Gang of Four chamada de Damage Goods e depois brincaram com “Ainda é Cedo”, “Perfeição”,  e “Lithium”, do Nirvana, “Teorema”, “Antes das Seis”, “Giz”, uma celebradíssima “Pais e Filhos” (com direito a trecho de “Stand By Me”) e a tão aguardada “Será” ainda fizeram parte do repertório, antes da apresentação acabar.

Tudo bem que o Wagner não é um bom cantor apesar de carismático e constante, que o som estava abafado e fazia microfonia a toda hora, mal contato no microfone cortou a voz muitas vezes, mas já é sabido que não era isso que as pessoas ali procuravam. Estavam todos sedentos por reviver um pouco mais o que foi Legião Urbana, e certamente deve ter valido muito a pena!

——————

Fontes: GUILHERME BRYAN – Revista Rolling Stones Brasil & STELLA RODRIGUES – Revista Rolling Stones Brasil

——————

symbol - Letras.mus.br

Veja aqui as letras e cifras da banda Legião Urbana

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Guia Cultural

Ofertas da Livraria Cultura:

PERFIL – LEGIAO URBANA
Formato: CD / Grupo: LEGIAO URBANA / Distribuidora: SOM LIVRE (CD)

LEGIÃO URBANA – ACUSTICO MTV
Formato: DVD / Intérprete: LEGIAO URBANA / Distribuidora: EMI MUSIC (DVD)

LEGIAO URBANA – BOX ESPECIAL
Formato: CD / Grupo: LEGIAO URBANA / Distribuidora: EMI MUSIC (CD)

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-Do

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s