Série: The Shield


 “O Homem, que, nesta terra miserável, mora entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera.”

Augusto dos Anjos

A estranha relação entre a Lei e o homem sempre foi uma fonte de histórias nos mais diversos meios. Isso não é sem razão, pois creio que, por mais elaborado que um código de leis possa ser, ele serve como uma bussola protetora que impede que cada individuo possa pôr em pratica sua própria visão da justiça. Um problema é que um conjunto rígido de regras não é capaz de resolver todas as questões humanas, pois seria preciso um código maleável que se adapta a cada situação de forma subjetiva. Esse é o grande paradoxo da lei: As leis tem de ser rígidas, mas essa rigidez impede que a lei seja “justa” para todos aqueles que recorrem a ela. (Uma visão simplista da lei, pois nunca estudei ou aprofundei no assunto. Nesse quesito o Faimon é muito mais capaz que eu).

No fim, The Shield é uma série sobre o como esse paradoxo da lei afeta seus agentes. Alguns deles escolhem seguir as leis e se conformar com o fato de que algumas vezes bandidos sairão livres das piores atrocidades, alguns se apegam na crença de uma justiça maior e outros assumem as rédeas da justiça em suas próprias mãos. Cada um desses caminhos traz conseqüências que testam as convicções de todos os personagens.

A protagonista é Vic Mackey (no papel da vida de Michael Chiklis), o detetive responsável por uma tropa de choque da policia, que possui uma alta taxa de prisões por não seguir todos os procedimentos do departamento à risca. Mackey faz tratos com traficantes e bandidos no intuito de manter o crime controlado. É claro que ter um ser um agente tão ambíguo traz uma cadeia de eventos incrível. No outro extremo, há os personagens Claudette e Holland, que trilham um caminho correto, mas tem de conviver com criminosos sendo soltos e a falta de reconhecimento dentro do próprio distrito.

O efeito dessas escolhas morais seria muito brando se o ambiente da série fosse calmo, mas a série adota o distrito fictício de Farmington, que é um dos mais violentos de Los Angeles. Nesse meio, aonde o crime floresce, as convicções de cada um dos personagens são testadas continuamente, criando narrativas fascinantes por parte de todos os personagens.

Interessante como, apesar de Vic ser o protagonista, a série equilibra o tempo de exibição entre os personagens, trazendo interessantes casos que revelam as intenções de todos. Esse efeito é potencializado pelas ótimas atuações dos envolvidos.

O resultado é uma série hiper-realista de ótima qualidade, que consegue aproximar os personagens do expectador.  Cada reviravolta traz novamente a questão: Seguir ou não as leis? De qualquer forma, há um peso sobre cada ação ou omissão. Em The Shield não há consciência tranqüila, pois ali estão todos entre feras.

<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de SERIADOS

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da Livraria Cultura:

SHIELD, THE – 1ª TEMPORADA
Formato: DVD / Elenco: CHIKLIS, MICHAEL / Distribuidora: SONY PICTURES

SHIELD, THE – 2ª TEMPORADA
Formato: DVD / Elenco: CHIKLIS, MICHAEL / Distribuidora: SONY PICTURES

SHIELD, THE – 7ª TEMPORADA
Formato: DVD / Elenco: GOGGINS, WALTON / DENT, CATHERINE / CHIKLIS, MICHAEL / Distribuidora: SONY PICTURES

Frete grátis apenas para SUDESTE (estados SP, RJ, MG e ES), para compras Acima De R$ 60,00 apenas para o FRETE ECONÔMICO

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-F9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s