Filme: Antes do Amanhecer & Antes do Pôr-do-Sol


Ainda imbuído do espírito do dias dos namorados, resolvi criar um post duplo sobre dois ótimos romances que marcaram meu estudo de cinema e minha visão do amor: Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol de Richard Linklater:

ANTES DO POR DO SOL + ANTES DO AMANHECER
Formato: DVD / Elenco: DELPY, JULIE / HAWKE, ETHAN / Distribuidora: WARNER HOME VIDEOLAR / Gênero: ROMANCE

“Na juventude, somos atraídos por aquilo que é chamado de interessante; na idade madura, pelo que é bom.” – Hugo Hofmannsthal

O romance de juventude tem algo de revolucionário. A juventude normalmente vem acompanhada de maniqueísmo, de uma idéia de conflito do individuo contra o meio que o cerca. O alivio de encontrar alguém com quem partilhar essa visão de mundo talvez seja uma das grandes razões pelas quais os relacionamentos de juventude tenham tamanha importância. No fim, é sobre isso que trata Antes do Amanhecer.

Não por coincidência, o filme começa em um trem (um transporte, um meio para algo). No mesmo vagão estão o americano Jesse e a francesa Celine, que, pela sorte, sentam-se próximos enquanto lêem. Toda a cena prévia em que os protagonistas trocam olhares silenciosos é um indicativo da forma como o filme lida com a sutileza dos personagens, usando os tempos entre diálogos para criar tensão, não apenas para reiterar as palavras.

Jesse convida Celine para descer do trem e caminhar pela cidade, com um atrevimento juvenil, e ela aceita. A partir desce ponto o filme torna a própria cidade um personagem, fazendo com que Viena seja uma personalidade a mais para se descobrir durante o trajeto de Celine e Jesse.  Cada cena, esquina ou bar, mostram belezas óbvias, que vão se tornando mais profundas no momento em que os personagens demonstram os pensamentos que os lugares despertam.

Jesse e Celine vão criando uma cumplicidade de forma muito lenta e natural, da hesitação do primeiro encontro, meio tímido e desajeitado, até familiaridade dos jovens amantes. Para tal, a edição opta por ser muito calma e pontual, dando espaço para os atores desenvolverem seus personagens em longos planos aonde os pequenos movimentos são incrivelmente importantes. Colocar tamanha importância nas atuações foi um acerto raro em Antes do Amanhecer, pois Ethan Hawke tem o papel da vida como Jesse, Julie Delphi é apaixonante da primeira cena a ultima.

Em tempos de pirotecnia cinematográfica, efeitos especiais, cortes rápidos, Antes do Amanhecer relembra o necessário para criar uma boa história: Bom roteiro e atuações profundas.  E que não é problema nenhum torcer por um final feliz de um casal, desde que o caminho mostrado no filme seja bom o suficiente para tal. 

“Entre duas pessoas que se amam, não pode haver final feliz” – Ernest Hemingwai.

O fim é o mais deprimente de qualquer relacionamento. Se um amor correspondido dura por toda uma vida há sempre aquele que ficará sozinho quando a dona morte chegar, se ele deixa de ser correspondido resta a magoa de um dos lados que continua apaixonado sem ter a pessoa amada. Isso só sendo simples e falando do amor correspondido.

Falando desse segundo tipo, há alguns desses amores que resistem ao tempo, a distancia e a magoa. Todos nós temos pessoas que mexerão eternamente com os nossos sentimentos, assim com nossas percepções (como diria o sábio Bergson “Não há percepção que não seja afetado pelas nossas memórias”). Há amores eternos que nos tornam diferentes e a indiferença não é mais possível. Na busca por uma resposta sobre o que fazer com os pensamentos provindos desses amores, encontrei em Nietzsche  minha saída: a afirmação desses pensamentos bons ou ruins, ao ponto de torná-los interessantes para os poucos que me lêem ou escutam.

Sobre esse ponto, muito pessoal, é possível entender um pouco do fascínio ao ver a continuação de Antes de Amanhecer, Antes do Por-do-Sol. Jesse tornou-se um escritor de sucesso ao recontar a noite que ele passou com Celine há alguns anos atrás. O fato de Jesse conseguir canalizar seus pensamentos ao ponto escrever sua obra prima, reunindo a admiração que sentiu por Celine na noite em que estiveram juntos e a frustração por não reencontra-lá. É algo muito bonito de se ver. 

Em uma pequena livraria francesa os dois protagonistas se reúnem e tem pouco tempo para conversar antes do rapaz pegar um avião. Logo todas as características do primeiro filme retornam, quando a capital francesa se torna uma personagem cheia de personalidade, ajudando a mostrar como as personalidades de Celine e Jesse evoluíram depois da noite que passaram juntos. Os diálogos profundos e ações sutis também retornam, mostrando que pequenas inseguranças continuam fazendo parte das pessoas mesmo com a vivência.

É possível ver que os personagens são os mesmos, apenas menos ingênuos, com pensamentos mais elaborados e menos maniqueístas do que os apresentados previamente. O que importa é que os diálogos ficaram ainda mais interessantes no momento em que passaram pelo filtro da idade. O trio formado pelo diretor e atores retorna, ajudando a tornar crível todas às mudanças dos personagens. Julie Delphi é ainda mais encantadora, enquanto Ethan Hawke mantém com competência os paradoxos de Jesse.

O resultado é uma história profunda e cheia de nuances. Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol relembram que o final ou a felicidade não são o que realmente importa no amor, mas tudo aquilo que somos capazes de criar e pensar por conta dele.

<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de FILMES

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da Livraria Cultura:

ANTES DO AMANHECER
Formato: DVD / Diretor: LINKLATER, RICHARD / Elenco: DELPY, JULIE / HAWKE, ETHAN / Distribuidora: WARNER HOME VIDEOLAR / Gênero: ROMANCE / Ano: 1995

ANTES DO POR DO SOL
Formato: DVD / Diretor: LINKLATER, RICHARD / Elenco: DELPY, JULIE / HAWKE, ETHAN / Distribuidora: WARNER HOME VIDEOLAR / Gênero: ROMANCE / Ano: 2004

CINEMA OF RICHARD LINKLATER, THE
Formato: Livro / Autor: CHRISTIE, THOMAS A. / Editora: LIGHTNING SOURCE / Assunto: CINEMA

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-KX
Encurtador de Link: http://ads.tt/t-bEsg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s