70 anos de Paul McCartney


Em vias de completar 70 anos, Paul McCartney estava em turnê pela América latina, passando pelo Brasil, e encerrando a “On The Run” no México em shows memoráveis. Em todos os shows da turnê, o som foi vigoroso, ele estava cheio de energia e como sempre em grandiosidade musical.  Parabéns Paul!

James Paul McCartney nasceu em Liverpool, na Inglaterra, no dia 18 de junho de 1942. Com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison, Paul McCartney formou a banda The Beatles, que é considerada a maior banda de rock de todos os tempos.

Macca, como é conhecido pelos fãs, tem trilhado uma grande carreira desde a dissolução da banda, em 1970. Cantor, compositor, baixista, guitarrista, pianista, empresário, produtor musical, produtor cinematográfico e, ainda, ativista dos direitos dos animais, resumiriam Paul McCartney se todos esses ofícios e “adjetivos” conseguissem alcançar o que ele significa na história da música.

Ele e Jhon Lennon compunham praticamente todas as músicas (de Helter Skelter à Yesterday) e sempre foram muito amigos, e se mantiveram tocando juntos mesmo depois de desentendimentos entre suas mulheres, e desentendimentos comerciais posteriores, eles pararam de tocar juntos apenas com a morte de Lennon com cinco tiros à queima roupa na porta de sua casa.

Sua primeira esposa Linda McCartney, lhe inspirou a ser vegetariano o que certamente lhe ajuda a manter a saúde mesmo após tantos anos de Rock’nRoll, ela também tocou com ele na banda “Wings” e em parceria com Michael Jackson na música “Say, say, say” que você confere abaixo. Michael Jackson é detentor das músicas dos Beatles desde quando comprou a gravadora ATV Music – que havia comprado anteriormente todo o catálogo da Northern Songs (que detinha os direitos sobre as canções dos Beatles) – e passa a ter direitos sobre a veiculação das músicas de Lennon/McCartney, desejo que Paul sempre externou ao ex-amigo que se tornou um tanto distante depois disto.

Infelizmente Linda veio a falecer de cancer de mama, assim como a mãe de McCartney (quando ele tinha 14 anos) e ele seguiu sua vida com suas duas filhas. McCartney fez um concerto para ela, simplesmente memorável em 1999 (um ano após a morte de Linda) com a participação de vários amigos como Eric Clapton,George Michael, Elvis Costello, Phil Collins, The Pretenders e Tom Jones.

Voltou a tocar com Harisson e Ringo Starr mas em 2001 o lendário guitarrista dos Beatles morre também por câncer. e Paul entra numa fase difícil da vida, onde arrumou um casamento que durou pouco com a ativista Heather Mills (2002) e acabou em um divorcio de 24 milhões de libras. Este relacionamento lhe deu mais uma filha e inspiração para compor “Get Yourself Another Fool” que provavelmente te muito haver com seu sentimento neste período.

Mas muita coisa boa estava por vir ainda na vida de Paul, que conheceu e se apaixonou pela empresária americana Nancy Shevell, e voltou a compôr. Para ela ele fez “My Valentine” e tocou ao público pela primeira vez a canção no casamento deles em 2011.

Desde então tem novamente emendado uma turnê após a outra, e está como um jovem contente em todas as suas apresentações, que sempre cativam muito o público que adora ouvir, cantar e dançar ao som de beatles e tantas outras belas canções de Paul McCartney. O Lineup da ultima turnê teve  35 músicas por show e muitas declarações do público ao palco e vice-versa.

O Portal de notícias G1 da Rede Globo de Telecomunicações, elencou as principais canções do ex-Beatle, levando em conta números da Billboard e Official Chart Company no exterior, e aqui no Brasil da Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad):

Paul 1 a 10 (Foto: G1)

1) ‘Hey Jude’, The Beatles (1968)
Até hoje presente nos shows de Paul, a balada foi escrita para Julian, filho de Lennon. É a terceira mais tocada no Brasil. Nos EUA, nenhuma faixa dos Beatles foi tão bem: foram 19 semanas nas paradas. No Reino Unido, apareceu em quatro anos diferentes: 2010, 1988, 1976 e 1968. (Leia letra e veja clipe)

2) ‘Say say say’, Paul McCartney e Michael Jackson (1983)
Fica impossível comparar qualquer parceria que envolva Paul, porque ele é metade da dupla Lennon e McCartney. Mas o dueto com Michael deu certo. Juntos, compuseram e gravaram a canção de Paul mais bem sucedida nos EUA em todos os tempos. E a oitava mais tocada no Brasil. (Leia letra e veja clipe)

3) ‘No more lonely nights’, Paul McCartney (1984)
É a faixa de Paul mais tocada no Brasil e tem participação de David Gilmour, do Pink Floyd. É a música solo do cantor campeã de vendas nos Estados Unidos. Afinal, 18 semanas no Hot 100 não são para qualquer um. (Leia letra e veja clipe)

4) ‘Ebony and Ivory’, Paul McCartney e Stevie Wonder (1982)
Outra parceria oitentista que funcionou. Dentre as músicas de Paul, com ou sem os Beatles, ficou em segundo no ranking de músicas mais tocadas em rádios brasileiras. Na carreira solo, é o segundo maior hit do cantor no Reino Unido: com três semanas no primeiro lugar. (Veja clipe)

5) ‘Yesterday’, The Beatles (1965)
Aparece bem em todas as listas: no Brasil, ocupa a sexta posição. Entrou no Guinness, o livro dos recordes, como a canção mais regravada do mundo. (Leia letra e veja clipe)

6) ‘My love’, Wings (1973)
É a canção do grupo (liderado por Paul após o fim dos Beatles) mais ouvida em rádios do Brasil nos últimos anos. Nos shows realizados recentemente por aqui, costuma dedicá-la para sua “gatinha Linda”. (Leia letra e veja clipe)

7) ‘Mull of Kintyre’, Wings (1977)
Ficou nove semanas no primeiro lugar no Reino Unido e foi o primeiro single a vender mais de dois milhões de cópias por lá. Esta valsa acústica embalada por gaitas de foles homenageia a península escocesa de Kintyre, onde Paul tinha fazenda. (Leia letra e veja clipe)

8) ‘Let it be’, The Beatles (1970)
Está no top 10 das mais tocadas dos Beatles na Europa, na América do Norte e no Brasil. Dá nome ao décimo-segundo e derradeiro disco de estúdio do grupo. (Leia letra e veja clipe)

9) ‘Live and let die’, Wings (1973)
A música foi gravada para a trilha do filme de mesmo nome, o primeiro com Roger Moore no papel do agente James Bond. Fez sucesso também nos anos 90, em versão do Guns N’ Roses. (Leia letra e veja clipe)

10) ‘She loves you’, The Beatles (1963)
Representa o início da beatlemania. É campeã nas paradas britânicas, com exatos 231 dias na lista de canções mais tocadas. No Brasil, fica com o modesto 41º das mais tocadas canções de Paul nos últimos anos. (Leia letra e veja clipe)

————————————————————————–

Fontes

[1] Cifraclub: Um brinde aos 70 anos de Paul McCartney – por Vivi Velano

[2] Globo News: Paul McCartney: 70 anos de um dos maiores ídolos da música pop – Redação

[3] Portal G1 – Pop & Art Music: Nos 70 anos de Paul McCartney, G1 lista suas 70 canções mais tocadas – Redação

[4] Os Paparazzi: Paul McCartney faz 70 anos com homenagens – Redação

[5] Paul McCartney: Website Oficial do músico

————————————————————————–

Galeria de Imagens de Paul McCartney

Clique nas imagens para ampliá-las:

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-LD
Encurtador de Link: http://ads.tt/J7xHLQ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s