Livro: Clube dos Anjos


“Sim, mais que a razão, é a fome que nos governa” – Ancelot

Há tempos houve a idéia de lançar sete livros sobre cada um dos diferentes pecados capitais (Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça e Vaidade) com sete diferentes expoentes da literatura nacional. Um dos resultados dessa ótima idéia é a indicação da Biblioteca Cult da semana. Inspirado pelo pecado da Gula, Luis Fernando Verissimo conta a longa saga de um grupo de amigos no tragicômico Clube dos Anjos.

Há vinte e dois anos, o clube do picadinho se reúne todo mês para celebrar a sua amizade e sua fome, fome essa que é para eles não só um instinto de sobrevivência, mas uma ostentação do estilo de vida abastado que levam. O protagonista/narrador verbaliza essa característica do grupo com apenas uma frase: “Podemos comer bem, por isso comemos o melhor”.

Passado tanto tempo, a amizade entre os integrantes está muito gasta e o clube definha. A possibilidade redenção se apresenta na forma de um misterioso cozinheiro que pode devolver o frescor aos integrantes pelo apetite que eles tanto cultivam. Esse grande reencontro do clube do picadinho com seus melhores momentos é uma desculpa perfeita para um dos integrantes, Daniel, escrever as memórias desse disfuncional grupo.

O clube do Picadinho é formado por dez homens que, com exceção de Samuel, vieram de famílias ricas. Por conta disso, cada um deles criou uma enorme expectativa sobre si desde a infância, e cada capitulo do livro lida como essas expectativas foram diminuindo e mudando de natureza com o passar do tempo, em cada oportunidade perdida pelos nossos anti-heróis. O retrato que Verissimo faz desses homens é muito simples, permitindo perceber as diferenças entre cada um deles de forma muito leve e divertida.

A narrativa opta por entrecortar passado e presente do grupo, tornando possível compreender o ponto em que cada um dos personagens chegou e a razão de suas frustrações. Essas idas ao passado também contribuem para explicar como as teorias do nosso narrador se formaram com ajuda dos outros integrantes, principalmente com o inteligentíssimo Ramos (o responsável pela educação culinária dos outros).

Clube dos Anjos consegue criar uma narrativa tocante e leve ao mesmo tempo, conseguindo intercalar momentos de simplicidade desconcertante com outros de grande profundidade literária (com direito a paralelos com a obra de Shakespeare). Um livro para se reler várias vezes.

<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de LITERATURA

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da

 :

CLUBE DOS ANJOS – GULA
Formato: Livro / Coleção: PLENOS PECADOS / Autor: VERISSIMO, LUIS FERNANDO / Editora: OBJETIVA / Assunto: LITERATURA BRASILEIRA – ROMANCES

Tipo do Ebook
CLUBE DOS ANJOS – GULA, O
Formato: ADOBE EPUB EBOOK / Autor: LUIS FERNANDO VERISSIMO / Editora: OBJETIVA / Assunto: LITERATURA BRASILEIRA

CLUBE DOS ANJOS, O – GULA (EDIÇAO DE BOLSO)
Formato: Livro / Coleção: PLENOS PECADOS / Autor: VERISSIMO, LUIS FERNANDO / Editora: PONTO DE LEITURA / Assunto: LITERATURA BRASILEIRA – ROMANCES

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-Nm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s