Livro: Asfalto Selvagem


Livro: Asfalto Selvagem – Engraçadinha, seus pecados e seus amores

“As únicas pessoas normais são aquelas que você não conhece bem” – Alfred Adler.

No dia 23 de agosto deste ano, o dramaturgo Nelson Rodrigues completaria 100 anos de idade.  Como forma de homenagem, resolvi criar um conjunto de indicações sobre o essencial da obra do autor nos romances, crônicas, peças, folhetins e contos. Como primeira indicação, escolho uma das mais obras famosas de Nelson: o folhetim “Asfalto Selvagem: Engraçadinha, seus pecados e seus amores”, que foi publicado diariamente no jornal “Última Hora” de 1959 a 1960.

No clássico Édipo Rei, de Sófocles, o personagem principal busca respostas sobre sua origem e é fulminado pela revelação de que será o responsável por matar seu pai e desposar a própria mãe. Cheio do medo de matar aquele que acredita ser seu verdadeiro pai, Édipo sai de sua terra. Próximo a Tebas ele mata um viajante que o maltrata, depois livra a cidade de uma esfinge, ganhando como premio a mão da Rainha, recém viúva. A revelação dessa história é de conhecimento geral: O viajante assassinado é o verdadeiro pai de Édipo e a rainha é sua mãe. O que isso tem haver com o folhetim de Nelson? Nessa minha interpretação, tudo.

Poderia Édipo matar o próprio pai sem a profecia do Oráculo? Ele teria matado alguém se tivesse ficado na cidade que o adotou? Não é possível afirmar nada disso, mas o medo de cumprir esse terrível destino foi o que o levou a completá-lo. É nesse ponto que o paralelo com “Asfalto Selvagem” é possível.

A obra de Nelson narra o dia-a-dia de uma família comum de classe média alta do Espírito Santo, que é chefiada pelo rígido e moralista Dr. Arnaldo.  A narrativa de Nelson começa, aos poucos, a desconstruir a aura de normalidade que ela mesma constrói inicialmente, mostrando que, por mais normal que uma família possa parecer, ela carrega uma cota de segredos que pode elevar as situações a níveis extremos, dignos de tragédias Gregas.

Nas obras de Sófocles e de Nelson os personagens sofrem medo do futuro, buscam fugir dele, e nessa tentativa abrem espaço para conseqüências incríveis e inesperadas. Em Édipo esse medo vem das profecias do Oráculo, em Asfalto Selvagem os personagens temem que a próxima geração pague ou repita seus erros. Nesse ponto é que Nelson colocar em ação seu inegável talento em mostrar o quão imprevisíveis os humanos podem ser (O termo “humanos” aqui se explica pela forma muito crível que os personagens são apresentados).

Engraçadinha, inicialmente, é uma linda jovem que traz alegria ao lar com sua inegável graça. Ela começa a descobrir o amor e o desejo, ao se envolver com o primo, Silvio. A partir daí a seqüência de eventos é tão incrível (e tão bem narrada) que a vida de todos os envolvidos é alterada drasticamente.

Ao contrario de Édipo, em que a redenção vem no momento em o protagonista se pune pelos seus crimes, em “Asfalto Selvagem” essa redenção nunca acontece. O ciclo nunca é quebrado, e pecados trazem novos pecados, tragédias mais tragédias. O universo narrativo de Nelson é uma eterna espiral de conseqüências, que não é alegre ou positivista, mas é muito interessante.

Uma obra de arte da literatura nacional!

Esta visualização do livro é gratuita e disponibilizada pelo GOOGLE BOOKS na internet o qual deve garantir a fidelidade e integridade do texto, bem como a formatação padrão. Este link está livre de vírus.

<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de LITERATURA

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da  :

ASFALTO SELVAGEM
Formato: Livro / Autor: RODRIGUES, NELSON / Editora: AGIR / Assunto: LITERATURA BRASILEIRA

VIDA COMO ELA É, A (DUPLO)
Formato: DVD / Diretor: RODRIGUES, NELSON / DANIEL FILHO / Elenco: VALADAO, JECE / ABREU, CLAUDIA / MADER, MALU / FONTES, GUILHERME / Distribuidora: SOM LIVRE (DVD)

NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO
Formato: Livro / Autor: RODRIGUES, NELSON / Organizador: RODRIGUES, SONIA / Editora: NOVA FRONTEIRA / Assunto: BIOGRAFIAS/AUTOBIOGRAFIAS/DIÁRIOS/MEMÓRIAS/CARTAS

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-Oj

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s