Unisul edita cronicas de Olavo Bilac


Lançamento de obra de Marta Scherer será dia 16 de agosto na Livraria Saraiva de Florianópolis

A Editora Unisul lança, no dia 16 de agosto, o livro “Imprensa e Belle Époque – Olavo Bilac, o jornalismo e suas histórias”, de Marta Scherer.

Jornalista, Marta Scherer debruçou-se sobre as crônicas de Olavo Bilac publicadas em jornais com a finalidade de pesquisar a imprensa para sua dissertação de mestrado (recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor dissertação de 2008, prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).

Assim, ao mesmo tempo em que resgata como era o jornalismo na Belle Époque no Brasil, a autora traz à tona uma faceta menos conhecida do autor de “Ora direis, ouvir estrelas”. Como muitos poetas e escritores da época, também Olavo Bilac viu no jornalismo uma forma mais bem remunerada para continuar escrevendo. Através de suas crônicas, ela recupera assim um pouco da história do jornalismo, desde a transformação da imprensa artesanal em profissional, mudanças técnicas,  surgimento da fotografia e aumento das ilustrações, incremento da publicidade nos jornais, surgimento do repórter, profissionalização dos jornalistas, vida dos profissionais de imprensa, censura, ética jornalística.

Na obra, que faz parte da Coleção Unisul de Comunicação, as crônicas selecionadas de Olavo Bilac ressaltam, dessa forma, as mudanças que estavam em curso na imprensa do Brasil e do mundo. Os jornais deixavam de ser panfletários (ligados diretamente a partidos políticos) para falarem sobre fatos do cotidiano, tornando-se empresas independentes das correntes ideológicas. E seus cronistas retratavam essas mudanças, no jornalismo e na sociedade, registrando um Brasil que entrava na modernidade.

O livro pode ser adquirido de qualquer parte do país pelo site www.editora.unisul.br

Lançamento

“Imprensa e Belle Époque – Olavo Bilac, o jornalismo e suas histórias”, de Marta Scherer, Editora Unisul/Coleção Unisul de Comunicação. Horário: 19h30 – Local: Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi-Fpolis

Release enviado por:

Beth Karam
Assessoria de Imprensa –  Divulgação Científica / C&M – Comunicação e Marketing da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina

Anúncios

Um comentário

  1. Caros colegas

    Agradeço muito pela divulgação do meu livro em seu site. Aproveito para parabenizar pela iniciativa de espalhar sementes de cultura em nosso país. um abraço! Marta Scherer (martascherer@gmail.com)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s