Livros e Filmes de A. Jabor e N. Rodrigues


A obra de Nelson Rodrigues foi adaptada para o audiovisual diversas vezes, talvez pelo grande apelo visual que elas são capazes de causar nos leitores. As crônicas da “Vida Como ela é”, que passavam nas noites de domingo na parte final do Fantástico, foram responsáveis por definir muito do meu gosto pelo imagético. Mais tarde conheci a filmografia do Jabor e seu gosto pelo estilo e temas rodrigueanos, que fica claro pelo fato de dois dos filmes de Arnaldo serem adaptações de obras de Nelson.

O primeiro filme é adaptação da peça “Toda Nudez Será Castigada”, lançada no ano de 1973. O cineasta aborda a obra de forma muito fiel ao seu texto base, construindo a história com a linearidade necessária para tornar interessante cada escolha dos personagens e cada um dos interessantes plot-twists.  O humor característico do texto é potencializado pelas escolhas de trilha do cineasta, que abandona  o hiper-realismo para demonstrar os absurdos da situações. A história fala de viúvo que, por uma jogada de cunhado, se apaixona perdidamente por uma prostituta de nome Geni. Darlene Glória interpreta sua Geni entre o ridículo e melodramático, deixando um ar de inesperado para todas as suas cenas. Por optar por uma pegada mais realista da obra de Nelson Rodrigues, Jabor consegue imprimir seu estilo ao texto.


Em “O Casamento” Jabor opta exatamente pelo oposto: O lúdico. Se em “Toda Nudez Será Castigada” o hiper-realismo conflita com o absurdo das atuações para criar um clima mais leve,  em “O Casamento” o ritmo lento das cenas tornam o “absurdo” das situações muito pesados, quase uma estética que agride o expectador. O grande destaque fica por conta de Andre Vitalli que tem um papel incrível no filme.

O Casamento” e “Toda nudez será Castigada” falam sobre os problemas familiares, segredos e traições, porém, o fazem de maneiras completamente distintas, demonstrando a versatilidade de Jabor, como cineasta, e de Nelson, como escritor.

<< Clique aqui para retornar para a nossa Sessão de LITERATURA

<< Clique aqui para retornar para a página inicial da Biblioteca Cult

Ofertas da  :

 

VIDA COMO ELA É, A (DUPLO)
Formato: DVD / Diretor: RODRIGUES, NELSON / DANIEL FILHO / Elenco: VALADAO, JECE / ABREU, CLAUDIA / MADER, MALU / FONTES, GUILHERME / Distribuidora: SOM LIVRE (DVD)
 

Link Permanente: http://wp.me/p1URSu-SZ

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s