Depressão do artista no conto do Palhaço Pagliacci


“Ouvi uma piada uma vez: Um homem vai ao médico, diz que está deprimido. Diz que a vida parece dura e cruel. Conta que se sente só num mundo ameaçador onde o que se anuncia é vago e incerto.
O médico diz: “O tratamento é simples. O grande palhaço Pagliacci está na cidade, assista ao espetáculo. Isso deve animá-lo.”
O homem se desfaz em lágrimas. E diz: “Mas, doutor… Eu sou o Pagliacci.”

Rorschach

Watchmen – Alan Moore

Esse conto é um dos monólogos densos contidos em Watchmen. Pagliacci também é uma ópera que acho que não tem ligação nenhuma com esse pequeno conto. Aqui me foco nesse, que é um dos contos que mais me marcou.

Não é coincidência tratar-se justamente da figura do palhaço. Ele é aquele que se doa, retirando de si sua identidade, sendo uma ferramenta de talento que serve ao propósito de levar devaneio e alegria ao um meio. O Universo é representado como a pequena cidade. Pagliacci sofre de uma dor que não tem motivo claro, é uma percepção daquilo que é dádiva aos outros.

O palhaço deprimido, incapaz de ser atingido pelos sentimentos que causa, em um ciclo complicado, em que a identidade como aquilo que é seu talento abafa a existência do homem comum, sem nome na piada. Pagliacci é sua verdadeira identidade, é seu momento e alívio, mas que não se estende além disso. Para Pagliacci, o palhaço é tudo que o define, e estar a paisana, descaraterizado, sem seus fãs e aplausos é de uma dor frustrante.

O ordinário lhe traz dor, e naquele universo do conto, naquela pequena cidade que representa o mundo diegético, para Pagliaci não há salvação. Ele está preso em seu talento de passar alegria que, incapaz de acompanhar o próprio show, se sente capaz de senti-lá. Pagliacci é um amaldiçoado na mesma que medida em que foi abençoado, um desperto sem jamais se reconhecer como tal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s