Obama faz importante visita à Cuba


No dia 20 de março de 2016, domingo as 16:20 h em Cuba (17h20 no horário de Brasília), Barack Obama se tornou o primeiro presidente dos EUA a visitar Cuba desde a imposição do embargo que começou com o presidente John F. Kennedy, em 1962 no auge da Guerra Fria.

Esse é um passo importante para a política internacional do presidente estadunidense que visa ampliar o “soft power” dos EUA ao redor do mundo e já vinha dando sinais de uma reaproximação com o vizinho comunista na medida em que Cuba também deu passos de abertura política e econômica.

Abertura cubana

Tudo isso só foi possível por que em 2008 o líder da revolução comunista Fidel Castro bastante doente, deixou o poder, nomeando seu irmão Raul Castro como sucessor. Ele imediatamente começou o processo de abertura. Desde então milhares de empresas surgiram na ilha e pessoas começaram a poder trabalhar por conta própria.

Movimentos dos EUA

Nesse cenário Obama iniciou o processo de reaproximação, reabrindo a embaixada dos EUA em Havana, retirou impedimentos para que cidadão americanos viajem para Cuba, flexibilizou o embargo econômico (que não caiu pois depende do Congresso que é contra), e permitiu que empresas americanas voltassem a fazer negócios, investir e ter filiais na ilha.

Detalhes da visita

Segundo a BBC, essa viagem do presidente Obama não é apenas para visitar o presidente Raul Castro e seus apoiadores, ele também conversará com administradores de negócios locais, discursará para os cubanos e ainda se reunirá com membros da oposição ao governo que está fazendo tais aberturas (o que foi uma das exigências mais importantes de Obama).

A viagem acontece a poucas semanas do congresso do Partido Comunista em Cuba, que será em abril e pode decidir quem será o sucessor do governo em 2018 – o primeiro presidente de Cuba desde 1959 (ano da revolução) que não terá o sobrenome Castro.

⊕ Atualizações:

21.mar.2016 – Presidente dos EUA Barack Obama realiza discurso à nação cubana

25.nov.2016 – No dia 25 de novembro de 2016, às 10h29 da noite (1h29 de sábado, pelo horário de Brasília) faleceu o comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, segundo anúncio feito pelo seu irmão e atual líder de Cuba Raul Castro. Houveram homenagens em todo o mundo e muita festa de famílias cubanas em Miami/EUA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s