1ª semana da Olimpíada 2016 em 5 pontos


Nesse domingo (07.ago.2016) começa a 2ª semana da Olimpíada 2016 do Rio de Janeiro (Brasil). Até agora tivemos 4 dias de esportes e o show de abertura que foi uma grandiosa e bela expressão artística.

O objetivo desse post não é o de exprimir opinião, mas o de registrar os momentos históricos marcantes da 1ª semana.

1. A vila olímpica não estava pronta

Nessa 1ªsemana decobrimos que (como temíamos) a vila olímpica não estava pronta, logo, os primeiros atletas a chegar enfrentaram problemas hidraulicos, elétricos, e falta de segurança. A Austrália e Espanha foram as delegações que fizeram as críticas de modo mais aberto.

2. EUA não aprovam a vila olímpica

Assim como acontece desde 1992, a parte mais valiosa da delegação dos EUA (jogadores de basket) não se hospedam na vila olímpica, por não aprovaram os padrões de segurança. Eles estão em um cruzeiro, cercado por muros a prova de tiros de fuzil, e com forte esquema de segurança.

3. Futebol começa antes da abertura dos jogos

Como é um esporte fisicamente muito desgastante o intervalo entre as partidas é maior do que de outros esportes (cada partida dura 1,5 horas e cada jogador corre de 6 a 10km com paradas e arrancadas bruscas) logo, o mês olímpico praticamente não comporta a quantidade de jogos de futebol, por isso começam antes. A Seleção brasileira masculina empatou na estreia enquanto a feminina venceu com autoridade.

4. Abertura dos jogos 2016

Muitos achavam que teríamos uma das piores aberturas de jogos olímpicos, como foi a abertura da Copa do Mundo de 2014. Mas, estávamos errados. A abertura sempre tem um alto valor de expressão artística e política e nos dois temas a direção do evento impressionou. Abordou cultura e história brasileira, falou de sustentabilidade e tolerância a diversidade humana, e deu um dos maiores shows de coreografia, em deslumbrantes cenários em feitos em conjunto com tecnologia.

5. Rivalidade Santos Dumont vs Brothers Wright

Depois da cerimônia de abertura mostrar o 14 Bis a famosa máquina de Santos Dumont, na internet começou uma enxurrada de comentários sobre quem teria sido o inventor do avião. Personalidades dos EUA e muitos brasileiros conversaram tanto sobre o tema em redes sociais que o evento ficou conhecido por alguns como “Terceira Guerra Mundial de Memes”.

Dados históricos:
A dupla dos EUA conseguiu em 17 de dezembro de 1903 um vôo com propulsão motorizada a 3m do solo por 259,69m de distância em 59 segundos com poucas testemunhas em Kill Devil Hills nos EUA, enquanto o brasileiro quase 3 anos depois em 23 de outubro de 1906 conseguiu um vôo com propulsão motorizada a 11m de altura por 60m de distância no Campo de Bagatelle em Paris, diante de muitas testemunhas e algumas semanas mais tarde (no dia 12 de novembro do mesmo ano) voou 220m de distância a 2m de altura.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s