Rússia persegue Testemunhas de Jeová novamente


No dia 20 de abril de 2017, quinta feira, a Suprema Corte da Rússia baniu do país toda a religião dos Testemunhas de Jeová sob o argumento de serem um grupo extremista. Todas as propriedades da seita serão confiscadas.

Motivos do processo judicial

O Ministério Público russo entrou com o processo sob o argumento de que a seita é subversiva às leis do país e as políticas de saúde, o que é uma perigosa influência para a sociedade. Mas por quê seriam subversivos? Eles pregam a não violência e portanto os jovens não se alistam nas forças armadas. Além disso, ensinam que transfusão de sangue condena as almas dos fiéis.

Julgamento e sentença

O caso chegou até a Suprema Corte pois ela precisava ponderar entre duas disposições constitucionais, sendo uma a que garante liberdade religiosa e outra que estabelece a legalidade, ou seja a necessidade de seguir as leis, como a do alistamento. Em última instância o poder judiciário baniu a religião inteira.

Essa é a segunda vez que são banidos da Rússia, na primeira vez ainda sob o regime comunista os Testemunhas de Jeová foram enviados a campos de concentração, especialmente na Sibéria. Dessa vez, a decisão com efeitos imediatos tira de circulação os livros, torna a prática religiosa criminalizada e confisca para a Federação Russa todas as propriedades da seita. Segundo porta-voz das Testemunhas de Jeová na Rússia, Ivan Belenko à Agência Efe, cerca de 175mil fiéis ficarão privados da liberdade de culto.

⊕ Atualizações:

21.abr.2017 – O site jw.org divulga que Vasiliy Kalin, que aos quatro anos de idade foi deportado com seus pais para Sibéria por serem Testemunhas de Jeová, disse:

“No momento em que o juiz anunciou a sentença, a vida das Testemunhas de Jeová na Rússia, como indivíduos e como famílias, mudou totalmente. Agora elas correm o risco de ser processadas criminalmente e até de serem presas simplesmente por adorarem a Deus.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s