Arqueologia: Fósseis de homo sapiens no Marrocos mudam a história


No dia 07 de junho de 2017 a BBC divulgou a confirmação de que 5 fósseis encontrados em Jebel Ighoud, Marrocos se tratam dos mais antigos de homo sapiens já encontrados. Estima-se que tenham vivido 300 mil anos atrás.

Sobre o sítio arqueológico

Jebel Ighoud é uma localidade no Marrocos que fica cerca de 100 km a oeste de Marraquexe, 80 km a sudeste de Safim e 45 km a noroeste de Chichaoua. É conhecida como um sitio arqueológico de fósseis hominídeos descobertos em 1960. Pensava-se que os espécimes eram neandertais.

Sobre os fósseis encontrados

Segundo a BBC, a escavação liderada por professor Jean-Jacques Hublin, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária (MPI), na Alemanha, mostra poucas diferenças para o homo sapiens moderno, como uma testa mais saliente e uma cavidade cerebral um pouco menor, também revelou que esses povos antigos já usavam ferramentas de pedra e haviam aprendido a produzir e controlar fogo. Ou seja, eles não apenas se pareciam com homo sapiens como também agiam como tal.

O que isso muda na história?

Até então acreditava-se que os homo sapiens espécie a qual pertencemos, tinham surgido no leste da África há 200 mil anos atrás, mas agora, encontramos fósseis pouca coisa mais primitivos que são 100 mil anos mais velhos e estão no oeste da África. Com isso a história da humanidade deve ser reescrita.

Para o professor Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres (que não está envolvido na pesquisa em Jebel Irhoud), as descobertas mostram que há múltiplos lugares onde o homo sapiens pode ter emergido, talvez não tenha havido um único ‘berço’ da humanidade. Há fósseis de Israel que têm provavelmente a mesma idade e poderiam ser descritos como proto-Homo sapiens. Começa a ganhar força a ideia de que humanos primitivos com cérebros menores, rostos e dentes maiores, testas mais fortes, mas que mesmo assim eram homo sapiens talvez até milhões de anos atrás.

[ ] Mídias:

◊ Apontamentos:

Fonte: GHOSH, Pallab (Re7 junho 2017 no URL: <http://www.bbc.com/portuguese/geral-40182666>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s